oficinas
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Oficinas Festival NOIA 2021

NOIA ABRE OFICINAS DA VIGÉSIMA EDIÇÃO

 

As oficinas fazem parte da programação do Festival, que acontece de 7 a 14 de dezembro, na cidade de Fortaleza/CE.

Oficina 1
Curadoria audiovisual como método de pesquisa

Dia: 8 a 10/12/21

Hora: 9h às 13h

Local: Vila das Artes

Quantidade de alunos: 25

Resumo da oficina: Esta oficina tem como objetivo primeiro o de compartilhar a experiência do exercício de curadoria de mostras audiovisuais para cineclubes e para festivais como uma forma de metodologia e de experimento de projetos de pesquisas acadêmicas ou artísticas. A ideia é partir de exemplos de programação de mostras que foram organizadas aqui em Fortaleza e pensadas desde o princípio - da seleção dos filmes aos convidados para os debates - para testar a relação de um tema, dos filmes e do público. A segunda metade da oficina dará espaço para que as pessoas inscritas possam trazer seus próprios projetos que visem uma curadoria audiovisual e que possam ser orientados nesta oficina.

Obs.: Para melhor rendimento, é interessante que quem se inscreva tenha em mente ou no papel alguma ideia de curadoria, mesmo que inicial, para trazer à roda de discussão.

Minibio Kamilla Medeiros

Kamilla Medeiros é cineclubista, realizadora audiovisual e pesquisadora. Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda e trabalha com e sobre cinema brasileiro. Em 2019, foi selecionada pelo edital Telas Abertas da Vila das Artes com a programação da “Mostra Acasos, memórias & destinos no documentário brasileiro: um encontro entre Eduardo Coutinho e João Moreira Salles” e em 2020, de forma remota, organizou e mediou a “Mostra Fabulações no Real”, com debates sobre as fronteiras borradas entre ficção e documentário brasileiro, com convidadas e convidados do cinema nacional pelas vias da realização, pesquisa e crítica.

Oficina 2
Indumentária, Figurino e Personagem

Dia: 11 e 12/12/21

Hora: 10h às 12h

Local: Online - Canal NOIA

Quantidade de alunos: 25

Resumo da oficina:

A vivência “Indumentária, figurino e personagem” é uma proposição de olhar e diálogo sobre o que envolve o universo da criação de figurinos para produção de artes da cena, do corpo, música e audiovisual.

Em quatro horas serão abordados assuntos como pesquisa, equipe e ferramentas que tornam possível a realização de um trabalho consistente.

Público: Figurinistas, maquiadores, visagistas e interessados em moda e figurino para produções de artes da cena, do corpo, música e audiovisual.

Minibio Ilya

Ilya nasceu em Fortaleza, é formada em Moda e em Teatro com pós-graduação em Desenho e Pintura em Tela. Assina trabalhos como figurinista para espetáculos de teatro/dança e atua na cena musical autoral desde 2014, com a banda Tripulantes da Sabiabarca.

Oficina 3
Curadoria em Fotografia

Dia: 8 a 10/12/21

Hora: 14h às 18h

Local: Vila das Artes

Quantidade de alunos: 25

Resumo da oficina: O curso consiste em examinar a produção fotográfica contemporânea, tanto em termos de categoria estética como em situação temporal, e avaliar possibilidades de processos curatoriais tendo como base o material abordado. A partir de referências de produção e de análise, tentar-se-á construir bases sólidas para o questionamento da obra fotográfica hoje.

Minibio Fernando Jorge

Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Leciona na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da Universidade Federal do Ceará. Já expôs em mostras coletivas, como a exposição Terra em Transe - festival Solar(2018) e Museu Afro Brasil(2021), o Festival de Fotografia de Tiradentes 2016 e 2017, os Encontros de Agosto 2011, 2012, 2014 e 2016, 72o Salão de Abril, 69o Salão de Abril, Solar Foto Festival, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e a exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Oficina 4
Oficina de Composição Musical

Dia: 8 e 9/12/21

Hora: 14h às 17h

Local: Shopping Benfica

Quantidade de alunos: 25

Resumo da oficina: Aprenda e exercite sua criatividade nos jogos de palavras para composição de uma letra para virar hit e quem sabe trilha de cinema, novela e programas de TV.

Minibio Carlinhos Nação

Carlinhos Nação começou a atuar como compositor aos 16 anos com a sua primeira banda de reggae chamada Nação Regueira , sua primeira composição foi a música " Algum Lugar " em parceria com o líder da Banda Tribo de jah FAUZI BEYDOUN , de lá pra cá emplacou vários sucessos como , No balanço do Reggae , Deixa a trilha te levar , Canto para Rastas l , Sorriso Seu, Que Dança é essa  , Lute , morando em São Paulo nos anos 2000 o seu meu maior sucesso foi a canção intitulada SENTIMENTO BOM, sendo reconhecida nacionalmente, daí por diante foram mais 06 músicas de trilhas sonoras nos filmes de surf do canal woohooo um dos canais  mais respeitados de esporte do Brasil. Entre elas as músicas: Ritual Surf, Canto para os Rastas, Vento, Verde, Sentimento bom e vem mais trilhas por aí.  Em 2021 participei do maior reality de compositores do país em Fortaleza "Mastercomp Brasil" , onde o objetivo era fazer conexões e compor 10 músicas em 03 dias e adquirir técnicas de composições para outros ritmos como o Piseiro e forró e sertanejo. Com essas técnicas adquiridas, consegui bombar músicas em DVDs de artistas nacionais.
Image with lightbox

Copyright © 2021 - PROPONO Consultoria Cultural. Todos os direitos reservados.
⊕ Fortaleza, Ceará, Brasil ⊕ noia.itinerante@propono.com.br

Identidade, desenvolvimento, edição, TI e design - creAcao studios